NÓS PARA FIXAÇÃO

NÓ DE FIEL (Conhecido também como fiel simples, nó de porco) Um dos mais antigos nós para fixação, utilizado pela Marinha Brasileira, Corpo de bombeiros, população rural, escoteirismo e alpinismo.


PRUSSIK - Nó que proporciona uma fixação mais confiável pois para os trabalhos em superfícies escorregadias ele se mostra mais aderente, é usado como nó de resgate em outro cabo com cordeletes. 



PEITO DE MORTE - Nó extremamente aderente em superfícies lisas, usado na Marinha como fixador de peças cilíndricas para serem içadas aos navios, no Bombeiro tem sido usado para fazer algemas em contenção de pacientes psiquiátricos agitados. Nó que garante uma boa fixação ao pulso, dando espaço para circulação sanguínea, pode ser usado também com ataduras.
 

FORCA - Nó usado como alça de fixação, na vantagem do nó correr ao local fixado, antigamente usado como forca de condenados, ex: execução idade média das "santas inquisições". Hoje usa-se como aduchamento de cordas ou cabos de pequeno e médias extensões.

Voltar